
No livro de Lucas capítulo 8 e versículos 26 aos 39, registra uma mudança total na vida de um homem, que era escravo dos demônios. Este episódio aconteceu na região dos gadarenos, que eram habitantes de Gadara, cidade opulenta e rica de Decápolis.
Ainda no capítulo 8, vemos que Jesus estava falando sobre a parábola do semeador, da candeia e exortando sobre quem era a sua família. Daí em diante a história muda e Jesus vai para outra região. No versículo 40 diz: “E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando”. Com certeza Jesus foi para aquela região com uma missão: Libertar os cativos e oprimidos. Mateus diz que eram dois. Marcos e Lucas citam apenas um. Parece que Marcos e Lucas citam ao mais infeliz dos dois.
O homem estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros (versículo 27). Ali sofria os gadarenos. Sofria uma família e sofria um homem. Com certeza um lar vivia em grandes angústias em saber que um membro da família habitava nos sepulcros. Parecia não haver nenhuma esperança de que um dia ele retornaria para o lar. Os grilhões e cadeias não o seguravam mais e a cada dia as trevas tomavam conta desta região, oprimindo a vida deste homem e levando-o a viver como um ser irracional. Até que um dia, em meio às trevas, quando já não tinha esperança, a luz raiou. Jesus chegou para quebrar o jugo do diabo. Que alegria para este gadareno. Jesus veio trazer paz. Este homem infeliz teve, agora, em encontro pessoal e real com Jesus. Os demônios sabendo que seriam expulsos da vida dele pediram para entrar nos porcos, “e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e se se afogou” (versículo 33).
Os que estavam vendo, fugiram, e foi anunciá-Lo na cidade e nos campos. Vieram ver o que tinha acontecido, encontraram o homem, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram (versículo 35). A multidão dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor (versículo 37). Incrível, a multidão viu o que Jesus fez, mas não quiseram ficar com Ele.
Todos os que rejeitam a Jesus vivem uma vida de tragédias, angústias, decepções e assim por diante. Este endemoniado vivia uma vida de desespero, miséria e vergonha. Mas Jesus dominou os demônios e mandou sair o espírito imundo (versículo 29); revela o gozo destruidor do pecado (versículos 32, 33); muda o coração do pecador e manda testificar “a sua família (versículo 39).
A mudança foi tão gostosa, na vida deste homem, que ele queria estar com Jesus. Por quê? Porque ele estava livre dos poderes das trevas. Livre do poder dos demônios que leva o homem a pecar, para estar firme na graça do Senhor Jesus Cristo. Ele agora podia sair dizendo: Livre, livre. Eu estou livre em nome de Jesus! A alegria transpareceu na vida deste homem de uma forma que ele saia” apregoando por toda a cidade quão grande coisas que Jesus lhe tinha feito (versículo 39).
Se você ainda não se sente livre do poder do pecado, receba Jesus em seu coração. Receba Jesus como seu salvador agora e sinta-se LIVRE PARA SERVÍ-LO